A história da cinesiologia

Ahistória da cinesiologia, esse é o tema central do texto de Philip J. Rasch, que traz uma perspectiva histórica e epistemológica.
O texto faz um comentário sobre os estudiosos que influenciaram e marcaram o estudo da Cinesiologia. Para tanto ele inicia com Aristóteles que é considerado “Pai da Cinesiologia”, pois descreveu pela primeira vez as ações dos músculos e foi o primeiro a analisar o processo no qual transforma o movimento de rotação em translação. E segue com Arquimedes, que determinou os princípios que governam os corpos flutuantes, Galeno, desenvolveu a idéia de que os músculos são contrateis e era considerado por alguns autores “o pai da medicina desportiva”, pois seu trabalho foi o primeiro manual de cinesiologia. Após Galeno a Cinesiologia estacionou. Leonardo da Vinci trouxe o avanço da Cinesiologia e foi o primeiro a registrar dados científicos sobre a marcha humana e descreveu a posição ereta do nosso corpo.
Depois do avanço da Cinesiologia com Leonardo da Vinci veio Galileo Galilei que voltou-se para a matemática em busca de leis que regiam os fenômenos físicos e inaugurou a mecânica clássica, Afonso Borelli desenvolveu a teoria de que os músculos funcionam segundo princípios matemáticos é considerado fundador da escola que afirma que os fenômenos de vida e morte baseiam-se nas leis da física, Giorgio Baglivi sustentou os princípios desta escola.Francis Glissom criticou a teoria de Borelli, ele afirma que as fibras musculares se contraem, em vez de expandirem durante a flexão.
Dentre eles estão vários outros estudiosos que também contribuíram para o estudo da estrutura e potência dos músculos. Apesar de tantas teorias expostas nem todas foram aceitas.
Professor se possível publique minhas notas. Obrigada Erica

Chegaremos a entender o que é Educaçaão Física?

“Chegaremos a entender o que é Educação Física”? Qual a sua essência? Esse é o tema central do livro O que é Educação Física de Victor Marinho de Oliveira. Que fala das diversas alternativas sobre o assunto e sugere que apesar dessas diversidades elas não podem se esgotar e algumas devem ser repensados. E que ao final talvez se chegue a um consenso.
O livro trás diversos tópicos que falam da sua relação com a Educação Física.
Educação Física é ginástica? Segundo Platão o objetivo da ginástica é regular a assimilação e a desassimilação e obter a simetria fisiológica da vida orgânica da qual dependem a saúde, a força e outros bens físicos.
Más a ginástica perderam o sentido grego a abordagem médica era predominante. A partir do século XIX, surgiu um conflito entre ginástica natural X artificial. A ginástica artificial utiliza-se de exercícios analíticos e a natural implica a movimentação do corpo entendido como uma totalidade.
Educação Física é Medicina? A Educação Física em suas atividades presta favores a saúde, por isso foi incluída nos currículos escolares, más também deve a mesma, pois foi a partir dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e outras disciplinas afins, que o professor de Educação Física adquiriu status profissional.
Educação Física é Cultura? Segundo René Maheu, em seu trabalho “Desporto e Cultura”, destaca vários pontos em comum entre Educação Física e Cultura, uma das características que comunga o esporte e a cultura é o aspecto estético. Podemos dizer então que a cultura é um comportamento aprendido. E dizer, portanto que o futebol faz parte da cultura brasileira.
Educação Física é Jogo? O jogo traduz a mais autêntica manifestação do ser humano. Por intermédio do jogo, as pessoas aprendem a se relacionar utilizando normas que emanam do próprio convívio.
Mas existem influências tecnicista que cobram das crianças uma perfeição na execução dos gestos esportivos. Marginalizando assim os menos talentosos os quais seriam os maiores beneficiados do esporte. E a Educação Física não pode permitir essa descriminação.
Educação Física é Política? Os políticos procuravam vender uma imagem saudável, deixando ser fotografado enquanto se exercitavam e outros faziam exibições publicas de façanhas esportivas.
Educação Física é Ciência? O objetivo de Educação Física é o movimento humano. Enquanto Ciência seria o que estuda o homem em movimento.
Educação Física é Esporte? Muitas pessoas encaram o esporte como simplesmente um jogo, em que vão para extravasar suas emoções, gritar, e aplaudir, ou ate mesmo para manifestar um descompromisso. Más esquecem que existem várias outras funções que são acrescentadas ao esporte.
Em fim todos os itens citados têm uma relação com a Educação Física.

Érica Fraga Eloy

Do corpo medieval ao corpo moderno

Do corpo medieval ao corpo moderno

Do corpo medieval ao corpo moderno, esse é o tema central do texto de Paulo Guilhermeti, que traz entre outras questões, a preocupação em tratar o corpo numa perspectiva histórica. E propõe uma reflexão do corpo medieval ao corpo moderno.
No período medieval os corpos eram diferenciados como diziam (pela vontade de Deus), entre: nobres e escravos ou entre senhores e servos, pois a igreja católica tornou-se o maior dos senhores feudais.
A igreja católica coloca-se em oposição ao corpo, tudo aquilo que era corpóreo era considerado danoso (não bom), para conseguir uma vida ultra-terra.
A única forma “correta” de pagar os pecados para alcançar a salvação da alma era mortificar o corpo. Sendo assim o trabalho humano naquela época era considerado como explicação pelos pecados cometidos.
Já no período moderno os pensadores desta época trazem uma nova concepção de corpo, os corpos são livres e iguais e só podem diferenciar-se pelo trabalho.
Nesse período há uma contraposição as concepções medievais, que a única preocupação era na salvação da alma. Fazendo com que volte todas as manifestações humanas, inclusive a volta da Educação Física e a valorização do trabalho humano não mais entendido como explicação para os pecados.
O pensador Locke traz uma concepção de que todos os homens são livres e iguais e tem liberdade para escolher o que querem fazer com seu corpo.
A Educação Física passa a ser valorizada enquanto elemento da educação, pela sua preocupação com o corpo, valorização do individuo e até mesmo pela preocupação medica, fazendo com que o corpo ganhe destaque.
Portanto o período moderno esta ligado a um corpo produtivo voltado para o trabalho e não mais Deus como no período medieval.


Érica Fraga Eloy