A história da cinesiologia

Ahistória da cinesiologia, esse é o tema central do texto de Philip J. Rasch, que traz uma perspectiva histórica e epistemológica.
O texto faz um comentário sobre os estudiosos que influenciaram e marcaram o estudo da Cinesiologia. Para tanto ele inicia com Aristóteles que é considerado “Pai da Cinesiologia”, pois descreveu pela primeira vez as ações dos músculos e foi o primeiro a analisar o processo no qual transforma o movimento de rotação em translação. E segue com Arquimedes, que determinou os princípios que governam os corpos flutuantes, Galeno, desenvolveu a idéia de que os músculos são contrateis e era considerado por alguns autores “o pai da medicina desportiva”, pois seu trabalho foi o primeiro manual de cinesiologia. Após Galeno a Cinesiologia estacionou. Leonardo da Vinci trouxe o avanço da Cinesiologia e foi o primeiro a registrar dados científicos sobre a marcha humana e descreveu a posição ereta do nosso corpo.
Depois do avanço da Cinesiologia com Leonardo da Vinci veio Galileo Galilei que voltou-se para a matemática em busca de leis que regiam os fenômenos físicos e inaugurou a mecânica clássica, Afonso Borelli desenvolveu a teoria de que os músculos funcionam segundo princípios matemáticos é considerado fundador da escola que afirma que os fenômenos de vida e morte baseiam-se nas leis da física, Giorgio Baglivi sustentou os princípios desta escola.Francis Glissom criticou a teoria de Borelli, ele afirma que as fibras musculares se contraem, em vez de expandirem durante a flexão.
Dentre eles estão vários outros estudiosos que também contribuíram para o estudo da estrutura e potência dos músculos. Apesar de tantas teorias expostas nem todas foram aceitas.

Nenhum comentário: